Cerca de 140 educadores de sete escolas da rede municipal de ensino de Jataí participaram, nesta segunda-feira, 07 de abril, do 1º Workshop – Filosofia Imaginal – Profound Learning, realizado no Auditório do SINTEGO. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, marca o início de uma formação destinada a preparar os professores para implementar a filosofia Imaginal e o modelo educacional Profound Learning em sala de aula.
Originada no Canadá e desenvolvida no Brasil pela Fundação Shunji Nishimura, de São Paulo, essa nova abordagem busca introduzir uma metodologia de “Aprendizagem Profunda” na rede municipal de ensino. As escolas convidadas para esta primeira fase de formação são: CAIC, Antônio Tosta, Zila Amorim, Clarindo de Melo, Romualda de Carvalho, do Povoado de Estância, e Clobertino Naves, do Povoado de Naveslândia.
Paulo Tomazinho, Doutor em Educação e Consultor do ITC (Imaginal Transformation Center) da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, enfatizou a relevância da adoção dessa metodologia para Jataí. Ele citou o exemplo de uma escola no Canadá que, há 20 anos, se destaca na utilização desses princípios. Tomazinho explicou que a metodologia foca na mudança de atitude do professor, na reorganização do espaço da sala de aula e na promoção de uma aprendizagem mais colaborativa, participativa e autônoma para os alunos, desde a infância, podendo ser aplicada sem a necessidade de recursos tecnológicos ou materiais específicos.