O projeto Recicla Visão, nas comunidades do Rio de Janeiro, visa proporcionar acessibilidade visual para crianças entre 8 e 14 anos, convertendo plástico reciclável em óculos de grau. Além de fabricar as armações, a iniciativa oferece exames oftalmológicos e oficinas educativas totalmente gratuitos, focando em crianças que enfrentam dificuldades de visão.
Atualmente, a ação beneficia cerca de 2 mil crianças por meio de 20 organizações não governamentais (ONGs) nas regiões mais vulneráveis da cidade, com uma meta para este ano de distribuir mil óculos. Para o futuro, o Recicla Visão almeja expandir seu alcance, planejando atender anualmente 15 mil jovens em todo o país.
A fabricação das armações e a realização dos exames acontecem em clínicas móveis, que estão equipadas com máquinas recicladoras, capazes de criar armações em até três tamanhos distintos, atendendo assim às diversas necessidades das crianças atendidas.
Mariana Salles, a idealizadora do projeto e representante da organização Precious Noggles, ressalta a relevância da proposta. “Nosso objetivo sempre foi unir a solução ambiental para o plástico a uma necessidade social premente. Ao oferecer exames de vista e transformar resíduos em armações, permitimos que milhares de crianças enxerguem melhor e tenham uma aprendizagem mais eficaz”, afirmou.
O programa também prevê a implementação de oficinas práticas, onde as crianças poderão aprender a transformar tampas de garrafas e potes de iogurte em material reciclável para a produção de óculos. Esse passo adicional não apenas educa, mas também empodera as crianças em suas comunidades.
Adicionalmente, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 19% das crianças entre 6 meses e 15 anos apresentam algum tipo de deficiência visual. Além disso, 80% dos alunos em idade escolar nunca realizaram um exame oftalmológico, evidenciando a urgência de iniciativas como esta no Brasil.