A capital goiana se transforma em palco do Rally dos Sertões, o maior desse tipo na América Latina, que promete movimentar cerca de R$ 1,5 milhão diariamente. Com atividades já em andamento na Vila Sertões, localizada no estacionamento do Estádio Serra Dourada, competidores e visitantes se reúnem para acompanhar este grandioso evento. O governador Ronaldo Caiado destacou, em coletiva de imprensa realizada no dia 25 de julho, o empenho do governo para garantir a realização da competição pela 17ª vez em Goiânia.
“Goiás é um estado acolhedor e nos sentimos honrados em recebê-los. Em 2026, daremos início a uma nova etapa da competição aqui”, anunciou Caiado, que mencionou o Autódromo Ayrton Senna como ponto de largada para a próxima edição. O governador ressaltou que o rally não apenas promove uma competição esportiva, mas também contribui para a educação ambiental e o desenvolvimento social, reforçando a importância dessas questões para a administração pública.
O presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, também fez questão de enfatizar o impacto positivo que o Rally dos Sertões exerce nas cidades anfitriãs. “Este evento é uma iniciativa abrangente que abrange não apenas o turismo e o entretenimento, mas também áreas como saúde e educação ambiental. A cada dia que o rally está em uma cidade, cerca de R$ 1,5 milhão é injetado na economia local”, afirmou Naves. Ele ainda mencionou as riquezas turísticas de Goiás, colocando o estado como um dos locais mais seguros e atrativos para grandes eventos.
Início da Competição
O desfile pré-coreográfico do Rally dos Sertões começará no sábado, 26 de julho, a partir das 8 horas. Os 159 veículos, que incluem motos, carros e UTVs, participarão de um prólogo de aproximadamente seis quilômetros em Senador Canedo. Os oito mais rápidos de cada categoria avançarão para o Super Prime, uma competição eliminatória agendada para ocorrer no circuito fechado da Área Flamboyant, em frente ao Centro Cultural Oscar Niemeyer, às 17 horas. Com capacidade para receber cerca de 10 mil pessoas, arquibancadas serão montadas para o público.
A 33ª edição do Rally dos Sertões terá início no domingo, 27 de julho, e abrangerá um percurso total de 3.482 quilômetros, passando por seis cidades em cinco estados: Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas. A cerimônia de premiação está marcada para 3 de agosto, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL).
Fotos: Ycaro Mattus
Goiás Turismo – Governo de Goiás