“Vidas em Cordel” ocupa o Cais do Sertão com obras inéditas e programação até 15 de dezembro
O Museu Cais do Sertão, no Centro Histórico do Recife, em Pernambuco, recebe a exposição Vidas em Cordel no espaço Todo Gonzaga, aberta ao público e com programação até 15 de dezembro. O evento reúne acervo inédito, atividades educativas e atrações que valorizam a cultura local, fortalecem o turismo e dialogam com a economia criativa da cidade.
Em formato itinerante, a mostra faz de Pernambuco o sexto estado a receber o projeto, que destaca a literatura de cordel e a xilogravura, evidenciando criadores locais e nacionais. A iniciativa promove memória, salvaguarda de tradições e impacto social, com apoio de instituições culturais e ampla oferta de atrações para diferentes públicos.
Homenagens e obras inéditas
A edição recifense apresenta cordéis e xilogravuras inéditos que celebram figuras pernambucanas como Paulo Freire, Ana Lúcia do Côco, Di Melo e Aninha Ferraz, referências em educação, cultura popular e música.
Os cordéis foram encomendados aos autores Jorge Filó, Susana Morais e Isabelly Moreira, enquanto as novas xilogravuras têm assinatura de Edna, Catarina Dantas, Jô Oliveira e Valdeck de Garanhuns.
Reconhecimento à salvaguarda do cordel
Em destaque, a poeta Isabelly Moreira homenageia a editora Aninha Ferraz, que, ao longo de mais de duas décadas de atuação, participou da publicação de aproximadamente 4.500 títulos de cordéis e dezenas de livros de autores da literatura popular.
“Eu fui uma das poetas convidadas para integrar esse acervo escrevendo um cordel para Aninha Ferraz, amiga querida, uma figura muito importante na história da literatura de cordel e da salvaguarda do nosso cordel. É uma exposição feita, realizada pelo Museu da Pessoa e eu tô muito feliz de ter um trabalho de minha autoria integrando esse acervo tão importante para a nossa cultura”, disse Isabelly Moreira.
Programação e atividades
Até 15 de dezembro, o público terá acesso a distribuição de cordéis, cabine interativa para coleta de histórias de visitantes, além de visitas guiadas, apresentações e oficinas. A programação cultural da exposição “Vidas em Cordel” será atualizada ao longo dos próximos meses no Instagram @ocaisdosertao.