Revisão do IBGE altera limites dos biomas Cerrado e Mata Atlântica entre Minas Gerais e São Paulo

1 Leitura mínima
Revisão do IBGE altera limites dos biomas Cerrado e Mata Atlântica entre Minas Gerais e São Paulo

IBGE Atualiza Limites dos Biomas Cerrado e Mata Atlântica em São Paulo e Minas Gerais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, nesta terça-feira, 18 de setembro, uma reavaliação significativa nas delimitações dos biomas Cerrado e Mata Atlântica nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A nova análise indica que a Mata Atlântica perdeu 1% de sua área, enquanto o Cerrado, em contrapartida, ganhou 1,8%. Essas modificações ocorreram especialmente nas zonas de transição entre as Florestas Estacionais e as Savanas. No total, a área revisada abrange quase 20 mil km², com mais de 19 mil km² localizados em São Paulo e cerca de 800 km² em Minas Gerais.

A ampliação do Cerrado foi principalmente concentrada no centro-norte de São Paulo. Por outro lado, a Mata Atlântica também conseguiu aumentar sua superfície, notadamente nas imediações da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Essas alterações são resultado de expedições de campo que envolveram uma análise multidisciplinar, considerando fatores técnicos como clima, geologia e vegetação.

O IBGE enfatizou que essa revisão dos limites dos biomas será realizada de forma regular a cada cinco anos, o que garante um monitoramento contínuo das mudanças ambientais na região.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *