Rodrigo Rizzo propõe Programa Rota dos Ipês para homenagear vítimas de violência doméstica em Goiânia

Projeto de lei em Goiânia cria a Rota dos Ipês, um programa em memória das vítimas de violência doméstica que une homenagem, conscientização e acesso a serviços de proteção para mulheres.

2 Leitura mínima
Rodrigo Rizzo propõe Programa Rota dos Ipês para homenagear vítimas de violência doméstica em Goiânia

O vereador Rodrigo Rizzo (PSDB) apresentou na Câmara Municipal de Goiânia o projeto de lei (PL 612/2025) que institui o Programa Municipal Rota dos Ipês, em memória das vítimas de violência doméstica e familiar. A proposta, protocolada na última quinta-feira (30), aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

De acordo com o projeto, a Rota dos Ipês será composta por vias, praças, parques, ciclovias e outras áreas públicas, que receberão o plantio de ipês como símbolo de homenagem às mulheres goianienses. Os locais também contarão com dispositivos de comunicação que direcionarão para canais de denúncia e serviços da rede de proteção às vítimas.

Entre os objetivos do programa, destacam-se a sinalização de trajetos seguros, a realização de campanhas educativas para prevenção e denúncia da violência, o apoio à Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher na rede municipal de ensino, a consolidação de dados estatísticos e a promoção de ações comunitárias, como palestras e rodas de conversa, por meio do Programa Rota das Vozes.

A execução do programa será acompanhada por um comitê gestor, que garantirá a participação social e a transparência dos dados. Segundo o vereador Rodrigo Rizzo, a iniciativa se alinha a políticas de proteção à mulher, como a Lei Maria da Penha e o Programa Sinal Vermelho, e integra a agenda do Agosto Lilás. “A Rota dos Ipês ampliará o conhecimento das vítimas sobre medidas protetivas, além de aproximar essas mulheres de serviços de proteção”, afirmou o parlamentar.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *