De 31 de julho a 10 de agosto, o Parque Agropecuário de Goiânia sedia o “Goiás Gastronomia”, um evento que promete movimentar a economia e celebrar os sabores do estado com uma programação intensa e diversificada.
Goiânia, GO – A partir desta quinta-feira (31), os olhos e paladares do Brasil se voltam para a capital goiana. O Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia se transforma no palco do Goiás Gastronomia, o maior festival do gênero no estado, que acontece durante dois finais de semana consecutivos: de 31 de julho a 3 de agosto e de 7 a 10 de agosto.
Realizado pelo Sistema Fecomércio Sesc e Senac, o evento é uma vitrine grandiosa da força gastronômica e turística de Goiás. Em uma área de mais de 3 mil m², o festival reunirá mais de 30 operações de alimentação, que vão da alta gastronomia à comida de rua, e um time de peso com mais de 50 chefs consagrados. Nomes como Jefferson Rueda, do aclamado “A Casa do Porco”, Thiago Castanho, Lucas Corazza e a chef franco-brasileira Heaven Delhaye marcam presença, ao lado do embaixador desta edição, o goiano Ian Baiocchi.
A programação é um banquete completo. O público poderá participar de aulas-show inéditas do “Mesa ao Vivo Goiás”, oficinas práticas no Laboratório Senac, palestras e mesas-redondas com grandes empresários do setor. Além disso, o projeto “Goiás Queijo e Vinho” ganhará destaque no segundo fim de semana, apresentando o trabalho de mais de 50 produtores artesanais de queijos, vinhos, cachaças e outras delícias do cerrado.
Cultura e Inclusão em Primeiro Lugar
Mais do que um evento de comida, o Goiás Gastronomia é uma celebração da cultura goiana. O espaço terá uma ambientação inspirada na histórica Cidade de Goiás, com réplicas da Casa de Cora Coralina e do Coreto. A trilha sonora será garantida por mais de 50 apresentações culturais e shows com artistas locais, como Hugo Vitti, Mr. GYN, Maria Eugênia e a Orquestra Sinfônica de Goiânia.
Um dos pilares do festival é a inclusão. O evento contará com tradução em Libras nas aulas-show e uma “sala azul”, espaço dedicado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na véspera da abertura, foi realizado um treinamento contra o capacitismo, ministrado pelo jornalista e palestrante PCD Brazil Nunes, reforçando o compromisso com um atendimento acolhedor para todos.
Para Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás, o objetivo é claro: “Quando produzimos um evento que movimenta toda a cadeia turística, geramos visibilidade para fortalecer o desenvolvimento goiano com emprego e renda”, destacou.
A entrada é solidária: basta retirar o ingresso no site do Sympla e levar 1kg de alimento não perecível, que será doado ao programa Sesc Mesa Brasil.