Nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), o estado de São Paulo enfrenta um alerta de tempestade em todo o território. As recomendações são claras: quem puder, deve permanecer em casa. Para monitorar a situação, a Defesa Civil estabeleceu um gabinete de crise no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, que funcionará das 14h às 22h na quinta-feira e começará mais cedo, às 8h, na sexta-feira.
O gabinete tem como objetivo intensificar o monitoramento das condições climáticas e coordenar ações preventivas com os municípios, assegurando uma resposta rápida a ocorrências, sobretudo em áreas propensas a alagamentos e deslizamentos de terra.
As previsões indicam chuvas intensas na capital e na região metropolitana de São Paulo, com especial atenção para o litoral e Baixada Santista, além das regiões de Campinas, Sorocaba e as áreas norte e oeste do estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alertas amarelo e laranja para 18 estados, sinalizando riscos de chuvas intensas e tempestades. A partir da tarde de quinta-feira, as chuvas devem avançar do Paraná para Santa Catarina e seguir em direção à região Sudeste. No litoral nordestino, as capitais Natal, Fortaleza e São Luís também devem enfrentar chuvas fortes.
No norte do país, os alertas se estendem às capitais Belém e Macapá, ao estado de Roraima e a áreas do norte do Amazonas, onde há previsão de acumulados de chuva que podem ultrapassar os 40 milímetros.