A Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult) promove a 23ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 12 a 18 de maio, com diversas atividades dedicadas à valorização dos museus e ao fortalecimento de sua relação com a sociedade.
Este evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, terá como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. O tema se desdobra em três subáreas: “Patrimônio Imaterial”, “Juventude” e “Novas Tecnologias”.
A programação em Goiás será oficializada no dia 12 de maio no Museu Pedro Ludovico Teixeira, e conta com atividades em vários locais, incluindo o Palácio Conde dos Arcos.
A participação é gratuita e está destinada a todas as faixas etárias, tendo como objetivo levar o público a refletir sobre as transformações sociais e tecnológicas que impactam a memória e o patrimônio cultural. A secretária de Estado da Cultura de Goiás, Yara Nunes, destaca a relevância das atividades que aproximam as instituições culturais da comunidade, fortalecendo o compromisso com a história e identidade do Estado.
A seguir, a programação da semana:
- 12/05 – Abertura Oficial – Museu Pedro Ludovico Teixeira – 9h às 12h
- 13/05 – Aula Aberta e Audição de Vinil – Museu da Imagem e do Som – 9h às 12h
- 14/05 – Aula Aberta e Sessão VHS – Museu da Imagem e do Som – 9h às 12h
- 15/05 – Palestra: Refletindo sobre passados e futuros nos museus históricos goianos – Palácio Conde dos Arcos – 10h às 12h
- 15 e 16/05 – Roda de Conversa: Retratos de Si: Imagem, Identidade e Construção – Museu da Imagem e do Som – 9h às 12h
- 16/05 – Mesa Redonda: Entre Imagens e Vestígios – A coleção Samuel Costa – Centro Cultural da UFG – Praça Universitária – 14h às 16h30
- 17/05 – Encerramento – Café com Pedro – Museu Pedro Ludovico Teixeira – 10h às 12h