Secult Goiás Recebe Selo Diamante em Programa de Compliance Público
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) foi reconhecida com o selo Diamante nos eixos de Transparência e Ouvidoria, além do selo Ouro em Ética, Responsabilidade e Governança, durante a cerimônia de premiação do Programa de Compliance Público (PCP) de 2025. O evento ocorreu nesta quarta-feira, dia 10 de dezembro, no auditório principal do K Hotel.
Esta edição do PCP marcou um importante feito para o Estado de Goiás, uma vez que, pela primeira vez, todos os órgãos públicos, autarquias e fundações atingiram o nível Diamante. Com isso, Goiás alcançou 100% Diamante e se tornou bicampeão nacional em avaliações promovidas pela Atricon – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas. De acordo com informações da Controladoria-Geral do Estado (CGE), este reconhecimento é um reflexo do apoio da alta gestão e do comprometimento dos servidores que, mesmo diante de um elevado volume de trabalho, demonstram dedicação exemplar.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, enfatizou que esses resultados são frutos do esforço coletivo da equipe. “Na Secult Goiás, nossa missão é entregar excelência ao público que atendemos. Para isso, valorizamos a transparência e a escuta ativa com a classe artística e a sociedade, essenciais para aprimorarmos nossas ações e garantir políticas culturais efetivas e alinhadas às necessidades da população”, declarou.
O Programa de Compliance Público visa reconhecer as iniciativas mais inovadoras dos órgãos da gestão estadual, através de prêmios como Governança do PCP, Goiás + Transparente, Ética e Responsabilidade e Ouvidoria Pública. As premiações são classificadas nas categorias Diamante, Ouro e Prata, baseadas no cumprimento dos critérios estabelecidos.
Na avaliação, consideram-se aspectos como o fomento à transparência no Índice Goiás Mais Transparente, a eficiência no atendimento às recomendações da CGE, assim como o monitoramento de processos licitatórios e contratos. Também são analisados critérios como a atualização frequente das informações institucionais e a acessibilidade das plataformas, além da oferta de ferramentas como filtros de pesquisa e exportação de dados.






