Com o propósito de discutir a segurança no ecoturismo e no turismo de aventura, o Governo de Goiás realizará um bate-papo nesta sexta-feira, 1º de agosto, às 17 horas, na Vila do Turismo. O evento acontecerá na unidade da Goiás Turismo durante o festival Goiás Gastronomia>, no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia.
O consultor do Sebrae, Kiko Alencar, que possui 28 anos de experiência na área, abordará práticas para desenvolver atividades mais seguras em ambientes naturais, ressaltando a responsabilidade do setor.
Cenário de Acidentes Recentes
O evento surge em um contexto marcado por incidentes trágicos que despertaram a atenção pública. Entre eles, a morte da publicitária brasileira Juliana Martins no Monte Rinjani, na Indonésia, a queda de um balão em Praia Grande, Santa Catarina, e, mais recentemente, o acidente fatal com o praticante de highline Gustavo Guimarães na Cachoeira da Usina, na Chapada dos Veadeiros.
“Nosso foco será em guias, condutores, operadores de turismo e os turistas em geral”, destaca Kiko, mencionando que existem atualmente cerca de 50 normas técnicas (ABNT/ISO) ligadas ao turismo de aventura no Brasil. Ele enfatiza a necessidade de qualificação das empresas e a importância da certificação no setor.
As inscrições para o bate-papo são gratuitas e podem ser feitas neste link.
Programação de Debates
Além do encontro com Kiko Alencar, Goiás Turismo organizou mais dois debates programados para os dias 7 e 8 de agosto. Na próxima semana, o publicitário e videomaker Bruno Rodrigues, juntamente com o turismólogo e ex-presidente da ACCC, José Assis Filho, estarão presentes para compartilhar suas experiências.
Sobre o Festival Goiás Gastronomia
O Goiás Gastronomia é uma iniciativa do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, em parceria com o Governo do Estado e várias instituições, incluindo a Revista Prazeres da Mesa e a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). Este projeto, apoiado pelo Programa Goyazes, visa impulsionar a cadeia produtiva do turismo em Goiás.
A Goiás Turismo está presente no festival com dois estandes: a Vila do Turismo e um espaço dedicado às sensações do Cerrado, proporcionando uma experiência educativa e interativa ao público.