Na manhã desta sexta-feira (4), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) deu início a uma operação para conter a infestação de moscas no entorno do lixão da empresa Ouro Verde, em Padre Bernardo. A ação ocorre após o desmoronamento de uma pilha de lixo no local no dia 18 de junho, que agravou a proliferação dos insetos.
Com apoio de um drone equipado para pulverizar 30 litros de produto em apenas 10 minutos, a Semad pretende desinsetizar toda a área do lixão. A operação foi acompanhada de perto pela secretária Andréa Vulcanis, que destacou a importância de medidas rápidas para minimizar os riscos à saúde pública.
“É uma operação continuada e, com isso, a gente espera reduzir a questão das moscas, os problemas à saúde pública e os transtornos nas casas das pessoas”, afirmou Vulcanis.
A secretária também enfatizou a gravidade da situação enfrentada pelas famílias que vivem nas comunidades vizinhas ao lixão. “É uma situação totalmente degradante e triste. A dignidade, a saúde e a qualidade de vida das pessoas que vivem aqui precisam ser preservadas. Estamos empregando todos os recursos possíveis com apoio de parceiros para melhorar essa realidade o mais rápido possível”, completou.
O trabalho de desinsetização será permanente e faz parte de um conjunto de medidas emergenciais para conter os danos ambientais e sociais causados pelo acidente.