Faltando apenas três meses para a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, o Rio de Janeiro se transforma em um palco para a Rio Climate Action Week. O evento, que ocorrerá de 23 a 29 de agosto, contará com mais de 200 atividades, promovendo um espaço de diálogo e aprendizado entre o setor público, privado e a sociedade civil sobre questões climáticas.
A iniciativa inaugural busca inspirar ações globais e, segundo os organizadores, seu objetivo é fomentar soluções práticas, fortalecer colaborações e amplificar as vozes dedicadas à justiça climática e ao desenvolvimento sustentável. A COP30 está agendada para novembro deste ano, em Belém, Pará, e a Semana do Clima pretende impulsionar os preparativos para esse encontro crucial.
No primeiro dia do evento, as atividades tiveram início com uma aula sobre técnicas de prevenção, salvamento e primeiros socorros para situações de afogamento na icônica Praia de Copacabana. A cerimônia de abertura da semana será marcada pela Missa realizada no Santuário do Cristo Redentor, prevista para o mesmo dia.
O dia seguinte, domingo (24), trará uma missa na Catedral Metropolitana e uma programação diversificada que incluirá trilhas ecológicas, caminhadas e eventos esportivos ao decorrer da semana, além de painéis de discussão e oficinas práticas para engajamento dos participantes.
A cerimônia oficial de abertura da Semana do Clima está agendada para segunda-feira, 25 de agosto, às 10h, no Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro.