Começa nesta segunda-feira, 12, a 23ª edição da Semana Nacional de Museus, que segue até 18 de maio, em celebração ao Dia Internacional dos Museus. Durante esse período, mais de 1.000 instituições culturais em todo o Brasil estarão promovendo cerca de 3.150 atividades, tanto presenciais quanto online. As atrações incluem exposições, visitas guiadas, palestras, seminários, mesas-redondas, oficinas, saraus, rodas de conversa, performances e apresentações musicais e teatrais.
Neste ano, o tema central do evento é “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, que propõe reflexões sobre patrimônio imaterial, juventude e novas tecnologias. Joel Santana da Gama, diretor do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), destaca a importância das novas tecnologias como ferramentas de interação e aprendizado para o público.
A Semana Nacional de Museus, que ganha um significado especial com a temática proposta anualmente pelo Conselho Internacional dos Museus, busca promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de aumentar o número de visitantes e fortalecer a relação entre as instituições e a sociedade.
A programação completa está disponível no site visite.museus.gov.br., onde é possível consultar as atividades por estado, cidade ou nome da instituição.