O setor de serviços em Goiás apresentou um crescimento de 2% em janeiro de 2025, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e confirmados pelo Instituto Mauro Borges (IMB), indicam que o aumento foi impulsionado principalmente pelos serviços prestados às famílias, que registraram um impressionante crescimento de 10,9%. Outras áreas que também se destacaram foram o turismo, com 8,6% de alta, e os serviços de informação e comunicação, que cresceram 4,4%.
Além da variação interanual, a pesquisa revelou que as atividades relacionadas a transportes, serviços auxiliares e correios cresceram 1,5% em janeiro de 2025. Na comparação mensal, já com ajuste sazonal, o setor de serviços em Goiás apresentou uma alta de 0,6%.
O secretário-geral de governo, Adriano da Rocha Lima, destacou a importância desses resultados para a economia do estado, ressaltando que Goiás está intensificando esforços para promover a manutenção e o fomento do setor, visando aumentar a oferta de empregos e reduzir a taxa de desocupação, além de capacitar os goianos para o mercado de trabalho.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE é uma ferramenta essencial que acompanha o comportamento do setor, analisando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas que operam na prestação de serviços não financeiros, excluindo áreas como saúde e educação.