O hábito da leitura deve ser incentivado desde os primeiros anos de vida, uma prática que se torna ainda mais relevante em datas como o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, em homenagem ao aniversário de Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil no Brasil.
Em uma reflexão direcionada aos adultos, a questão central é: qual a primeira lembrança que você tem ao pensar em livros? Para as crianças, a pergunta é: o que você gosta na leitura? Essas questões ilustram a importância de fomentar uma cultura de leitura que envolva tanto as famílias quanto as instituições de ensino.
A leitura é uma ferramenta poderosa no desenvolvimento da imaginação, criatividade e socialização das crianças. O Ministério da Educação destaca que estão sendo distribuídos mais de 14,5 milhões de exemplares de literatura infantil para instituições públicas que atendem crianças de creche e pré-escola, ou seja, com idades até cinco anos.
Além disso, a próxima semana traz outro momento relevante: o Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril, uma data estabelecida pela Unesco para promover a leitura em todo o mundo. Este é um convite para que todos aproveitem a oportunidade de aumentar seu contato com os livros e iniciar ou reforçar a rotina de leitura. As experiências que as histórias proporcionam variam de acordo com o livro e a pessoa, mas a visão do pequeno Raul, de apenas 10 anos, resume bem esse sentimento: “Eu me sinto feliz… é divertido, é legal!”.