São Paulo (SP) – A Star Alliance promoveu um happy hour na Dengo Chocolates, localizada na Faria Lima, reunindo líderes e equipes das companhias aéreas associadas, além de travel managers e parceiros estratégicos. O evento, realizado na noite de quinta-feira (16), teve como enfoque estreitar laços com o trade corporativo, apresentar as novidades do setor e celebrar as recentes conquistas da aliança global.
Em declaração, Annette Taeuber, presidente da Star Alliance no Brasil e diretora de Vendas do grupo Lufthansa, enfatizou a importância da conexão com os passageiros frequentes e os travel managers. “Oito das 25 companhias da aliança estão em operação no Brasil, responsáveis por cobrir 98% do mercado global”, diz Annette, ressaltando o impacto da aliança no cenário aéreo local.
Entre as vitórias destacadas, a aliança foi reconhecida pela 13ª vez como a melhor aliança aérea do mundo pelo ranking Skytrax, considerado o “Oscar da aviação”. “Além disso, diferentes companhias do grupo conquistaram 62 prêmios individuais e nossos lounges, especialmente os de Charles de Gaulle e Los Angeles, também foram elogiados”, completou Annette.
Inovações e Expansão
A presidente apresentou inovações nas operações integradas, como o sistema Star Alliance Connection Service, que monitora a conexão entre companhias. “Em caso de atrasos, uma equipe especializada atua para garantir que a bagagem e o passageiro cheguem ao destino certo”, explicou Annette.
Outro ponto relevante foi a inclusão de empresas ferroviárias, como a Deutsche Bahn (Alemanha) e a ÖBB (Áustria), no portfólio da aliança. A integração da Ita Airways, que começará a operar como o 26º membro da aliança em janeiro, também foi destacada, aumentando a conectividade via Roma, reconhecida como um aeroporto cinco estrelas na Europa.
Fortalecimento de Relacionamentos
O evento anual é uma ação essencial da Star Alliance para estreitar laços com o trade. Annette comentou sobre a frequência dos encontros: “Embora tentemos realizar um grande evento anualmente, sempre nos reunimos para discutir novas possibilidades. Minha gestão como presidente está chegando ao fim, mas a aliança continuará a inovar”.
Além disso, o formato deste ano proporcionou um painel interativo com perguntas e respostas, permitindo que representantes das companhias tirassem dúvidas diretamente do público. “Esse foi um marco, com a presença de todos os representantes das companhias, abordando tópicos como inteligência artificial e precificação”, pontuou Annette.
Sob a condução de Jayme Drummond, do canal Carioca no Mundo, o painel contou com a participação de executivos de diversas companhias aéreas. Os temas abordados incluíram a expansão de rotas, acordos corporativos e a aplicação de tecnologia na experiência do passageiro. Entre os destaques,:
- Gian Carlo Takejawa, da Air Canada, anunciou um novo voo sazonal entre o Rio de Janeiro e o Canadá, entre dezembro e março, evidenciando o impacto do setor corporativo.
- César Floreste, da All Nippon Airways (ANA), destacou acordos com empresas japonesas no Brasil e a filosofia de hospitalidade omotenashi.
- Mônica Afonso, da Copa Airlines, falou sobre a nova rota para Salvador e a ambição de dobrar a frota até 2029.
- Gabriel Gomes, da South African Airways (SAA), mencionou o aumento de frequências para a África do Sul.
- Omer Bektes, da Turkish Airlines, mencionou a expansão das operações na região do Cone Sul.
- Carlos Antunes, da Tap Air Portugal, discorreu sobre o uso de inteligência artificial na gestão operacional.
- Jaqueline Conrado, da United Airlines, reforçou os investimentos em tecnologia para aprimorar a experiência do passageiro.
- Anette Taeuber, da Lufthansa, destacou as mudanças trazidas pela tarifação dinâmica.
Perspectivas Futuras
Anette encerrou reforçando a relevância do Brasil para a aliança, com quase metade das companhias associadas operando aqui. “A dinâmica atual sugere uma potencial ampliação da presença de companhias no Brasil”, ponderou.
Ela enviou uma mensagem encorajadora aos travel managers, ressaltando os benefícios do reconhecimento de status e a flexibilidade proporcionada pela Star Alliance. “Além de acessar mais de 100 lounges mundialmente, garantimos cobertura global, garantindo que, caso uma companhia não atue em um determinado mercado, outra assumirá sua operação”, concluiu.