Foi promovido no estado do Tocantins nesta quarta-feira, 7, através da parceria entre Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) um treinamento sobre a plataforma Painel do Fogo. O objetivo foi o de familiarizar os técnicos de órgãos ambientais das áreas de fiscalização, controle e setores administrativos nas três esferas, federal, estadual e municipal com as ferramentas disponíveis na plataforma, ampliando a visão das possibilidades tecnológicas de se otimizar as ações de combate e prevenção de incêndios.
O Goiano, natural de Inhumas – GO, Marcello de Lima Lelis, atual secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, saiu na frente com essa iniciativa, incentivando e promovendo esse treinamento. Ele ressaltou a importância do uso da tecnologia para uma melhor eficiência, união e integração entre os órgãos públicos. Participaram da formação técnicos da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), Polícia Federal e Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins.
Conforme o assessor técnico do Censipam, Sandro Pisetta, o mesmo treinamento está sendo oferecido a outros estados que integram a jurisdição do Centro Regional de Belém. O gerente de monitoramento da Defesa Civil Estadual, tenente Agnaldo Silveira, ressaltou: “Estamos aqui para aprofundar esse conhecimento e, assim, aprimorar o nosso serviço no combate aos incêndios florestais”.
Em 2024, foi registrado um aumento significativo nas área queimadas principalmente na Amazônia e no Cerrado com crescimento de 79% em comparação ao ano anterior. Ambos os Biomas são de extrema importância na biodiversidade brasileira, com numerosos exemplares de espécies tanto da fauna como da flora, destacando-se o alto potencial de pesquisas nos campos da farmacobotânica (desenvolvimento de fármacos e substâncias terapêuticas), com destaque ao Bioma Cerrado que é savana mais rica em Biodiversidade do mundo.
Juscelino Sena Filho. Ecólogo e Analista Ambiental. @juscelinosenafilho