A 20ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2025) terá início nesta terça-feira (22/04) e se estenderá até sábado (26/04), com um rico programa que inclui espetáculos teatrais, circo e cinema. Promovido pelo Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Cultura, o festival será realizado na cidade de Porangatu, na região Norte do estado, e tem como destaque neste ano o Cine Goiás Itinerante, que levará atividades culturais a diversas localidades.
A abertura oficial ocorrerá às 19h30, com o espetáculo “NIQ – Por estradas mundo afora”, dirigido e interpretado por Júlio Vann. Na programação, constam também as apresentações de grupos como a companhia de teatro Boca do Lixo, Teatro da Escuta e a trupe Nu Escuro, que se apresentam ao longo da semana. O encerramento do festival será marcado pela apresentação do espetáculo “Vozes da Floresta – Chico Mendes Vive”, com Lucélia Santos no palco.
Além do teatro, a Mostra contará com sessões diárias do Circo Laheto, que apresentará o espetáculo “Entre o Real e o Imaginário”, e atividades itinerantes da Cia Pé de Cana, que levará a performance “Palhaças Sim, Sinhô” a diferentes setores de Porangatu. As apresentações de circo começam a partir do dia 23/04, às 17h30, em locais específicos da cidade.
O evento também promoverá sessões gratuitas de cinema, com o Cine Goiás Itinerante, que percorrerá escolas municipais e exibirá filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). As exibições estão programadas para ocorrer em diversos dias da semana, com atividades livres e voltadas para todas as idades.
No total, serão oferecidas sete oficinas gratuitas, incluindo uma de Stop Motion e outras voltadas para a dramaturgia e técnicas de circo. As atividades formativas têm como objetivo capacitar artistas locais e esclarecer dúvidas sobre pleitação de recursos à cultura.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressaltou a importância do festival para promover a democratização cultural e valorizar as expressões artísticas nas comunidades locais. A expectativa é que cerca de 5 mil turistas visitem Porangatu durante a realização do TeNpo, reforçando a relevância do evento na cena cultural goiana.