Três produções cinematográficas do Brasil avançaram na seleção para a 96ª edição do Oscar, a principal premiação do cinema mundial. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos divulgou, nesta terça-feira, as listas com os finalistas em doze categorias para o evento.
Entre os destaques brasileiros, o filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, disputa uma das indicações na categoria de Melhor Filme Internacional, sendo um dos 15 finalistas. A obra Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, também se destacou, figurando entre os 15 selecionados para a categoria de Melhor Documentário de Longa-Metragem. Além disso, Amarela, do cineasta André Hayato Saito, permanece na disputa na categoria de Curta-Metragem em Live Action.
A lista definitiva dos indicados será revelada no dia 22 de janeiro de 2026, enquanto a cerimônia do Oscar está marcada para o dia 15 de março do mesmo ano. Essas indicações ressaltam a relevância do cinema brasileiro no cenário internacional, destacando sua criatividade e diversidade.
