Umidade do ar chega a 12% no Centro-Oeste até o fim de semana, alerta Inmet sobre condições críticas

Sofrendo com calor acima de 39 °C e umidade de 12%, o Centro-Oeste vive situação crítica. Descubra como isso afeta o Brasil nesta primavera.

2 Leitura mínima
Umidade do ar chega a 12% no Centro-Oeste até o fim de semana, alerta Inmet sobre condições críticas

Centro-Oeste Enfrenta Calor Intenso e Baixa Umidade na Primavera

Com a chegada da primavera, algumas regiões do Brasil, especialmente o Centro-Oeste, permanecem sob influência de altas temperaturas e umidade extremamente baixa. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta grave nesta terça-feira, dia 30, indicando que a umidade relativa do ar na área central do país deverá permanecer em 12% até o fim de semana.

A meteorologista Dayse Moraes, do Inmet, explicou que a combinação de calor intenso e ar seco está sendo ocasionada por um sistema de alta pressão que impede a formação de nuvens e, consequentemente, a ocorrência de chuvas. A situação é preocupante, especialmente para regiões como Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

“As temperaturas podem ultrapassar 39 °C e a umidade será extremamente baixa, em torno de 12%”, afirmou Moraes, destacando o impacto significativo do sistema de alta pressão sobre as condições climáticas.

Para o mês de outubro, o Inmet projeta chuvas acima da média nas áreas do oeste e extremo sul do Mato Grosso, além do centro-leste do Mato Grosso do Sul. Essas precipitações, no entanto, não devem amenizar o calor em diversas partes da região.

O prognóstico indica que as temperaturas continuarão elevadas no norte e leste de Mato Grosso e no oeste de Mato Grosso do Sul, onde os termômetros poderão registrar valores superiores a 28°C.

 

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *