O Goiás Social realizou, na última sexta-feira, o sorteio de 42 casas a custo zero em Vianópolis, com um investimento total de quase R$ 7 milhões na construção das moradias. O programa é desenvolvido em parceria com o Fundo de Proteção Social do Estado (Protege), sob a gestão do Gabinete de Políticas Sociais (GPS).
A coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, destacou que o programa é pioneiro no Brasil ao oferecer moradias gratuitas para famílias em situação de vulnerabilidade. “Os recursos estaduais são utilizados na construção das moradias e as prefeituras entram com os terrenos”, afirmou.
Alexandre Baldy, presidente da Agehab, explicou que o sorteio ocorre quando as obras estruturais estão quase concluídas, e no caso de Vianópolis, elas já estão prontas. Além das 42 famílias sorteadas, haverá a formação de um cadastro reserva para casos de desclassificação.
As famílias contempladas precisarão passar por uma avaliação técnica e apresentar a documentação exigida. Se houver qualquer problema nessa fase, os candidatos que estão na reserva serão convocados.
Adib Elias, secretário da Infraestrutura, ressaltou que o programa de casas a custo zero está se expandindo rapidamente em vários municípios goianos e enfatizou a importância da colaboração com os prefeitos, que possibilitam a viabilização das áreas para o projeto.
Walter Correia, um aposentado de 66 anos, foi um dos sortudos e expressou sua felicidade ao ver seu nome no telão: “Foi uma emoção sem fim. Estou feliz demais. Nunca pensei que nesta fase da minha vida teria minha casa própria.”