Show é gratuito e será realizado nesta sexta-feira (7/2), no Teatro Sesc Centro
O grupo Vida Seca lança o álbum musical “ProvocaSom”, nesta sexta-feira (7/2), às 20h, no Teatro Sesc Centro, com entrada gratuita. A produção integra o projeto ProvocaSom 2024, realizado com apoio do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, mecanismo de fomento gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
O show marca o aniversário de duas décadas de carreira do grupo, um dos pioneiros em Goiás na pesquisa e criação de instrumentos musicais a partir de materiais descartados e alternativos, integrado pelos músicos Ricardo Roqueto, Danilo Rosolem, Igor Zargov e Thiago Verano.
O ProvocaSom, quarto álbum do Vida Seca, traz as raízes da musicalidade brasileira de maneira diversificada. Estão presentes, por exemplo, a influência da música afro-latina e o experimentalismo, que envolve eletroacústica, eletrônica e sons do ambiente urbano e natural. Ricardo Roqueto enfatiza também a importância do mestre Márcio Vieira na produção.
“Não por acaso este trabalho é um desdobramento do primeiro ProvocaSom, um projeto de manutenção e desenvolvimento da pesquisa do grupo Vida Seca que envolvia uma residência com o Márcio Vieira, em Pirenópolis”, comparou Roqueto. A oficina resultou na produção dos instrumentos musicais microtonais Comarimba e Microxilo. Também foi usado na gravação do novo disco o Us Latão, um instrumento de Vieira dado como presente ao grupo.
Este álbum é o primeiro dos músicos a contar com a participação de convidados. Os nomes incluem Mestre Alemão, do projeto Coró de Pau, Ronan Gil, Sarah Brabo-Durand e Anelis Assumpção. A cantora gravou com o grupo uma versão da canção “Movido a água”, de autoria de seu pai, Itamar Assumpção, e Luiz Galvão, lançada originalmente em 1983. “O processo de composição como sempre foi coletivo, com todos trazendo suas ideias e as desenvolvendo em conjunto e também com total abertura para as ideias trazidas pelos convidados”, comenta Roqueto.
O grupo
O grupo Vida Seca desenvolve desde 2004 um trabalho que pesquisa e cria instrumentos com materiais descartados e alternativos. Latas de tinta, de óleo lubrificante e pedaços de calha para fiação elétrica se tornam uma bateria, ou melhor, uma sucateria. Teclas de porcelanato se tornam uma marimba, ou um porcelanotofone. Mangueiras e funis se transformam em um instrumento de sopro.
Trata-se de uma longa trajetória de pesquisa em luthieria contemporânea em que o grupo construiu e criou diversos instrumentos, partindo de ideias originais ou de pesquisas de trabalhos já existentes, montando um acervo instrumental único no estado. Este trabalho resultou num acervo instrumental diferenciado e de sonoridade particular, com o qual criou um repertório de música autoral influenciada por musicalidades experimentais e populares.
Fotos: Ju Cordeiro
Serviço:
Lançamento do álbum “ProvocaSom”, com Vida Seca
Data: Sexta-feira (7/2/2025)
Horário: 20h
Local: Teatro SESC Centro
Entrada gratuita
Mais informações: https://www.instagram.com/grupovidaseca/
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás