Vila Cultural Cora Coralina Lança Exposição “Caboclada: Encruzilhada Afroameríndia”
A Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, será o palco da inauguração da exposição “Caboclada: Encruzilhada Afroameríndia”, promovida pelo Núcleo Coletivo 22. O evento de abertura ocorre nesta quinta-feira, 18 de dezembro, às 19h, na sala Antônio Poteiro. A entrada é gratuita e contará com uma performance do coletivo, oferecendo ao público uma experiência artística única e sensorial.
A mostra reúne elementos da cultura cabocla e dos saberes afroameríndios, estabelecendo uma conexão estética entre corpo, imagem e território. O projeto é fruto da iniciativa “Casa de Taipa: Morada de Dança e Poética Afroameríndia”, que recebeu apoio da Política Nacional Aldir Blanc.
As obras da fotoperformance de Flávia Honorato, uma proeminente artista de Goiânia, prometem inserir os visitantes em um universo sonoro e de memória, onde se entrelaçam sons e movimentos. A proposta da expografia, desenvolvida por Cássia Oliveira, também conhecida como Jurupiá, busca acolher o diálogo entre imagem, som e silêncio, reverberando as forças ancestrais que nutrem a exposição.
A exposição “Caboclada: Encruzilhada Afroameríndia” assegura um espaço de interação entre as cosmopercepções africanas e indígenas, celebrando a diversidade de saberes híbridos. Além disso, proporciona uma ambientação sonora e integra recursos de acessibilidade que garantem o amplo acesso às experiências sensoriais do evento.
A Vila Cultural Cora Coralina, um importante espaço para a cultura em Goiás, está aberta diariamente para visitação das 9h às 16h. É permitido levar animais de estimação em algumas mostras, com sinalização adequada.
Serviço
- Abertura: Quinta-feira, 18 de dezembro, às 19h com performance do Núcleo Coletivo 22
- Período: Até 30 de janeiro de 2026
- Local: Sala Antônio Poteiro – Vila Cultural Cora Coralina
- Endereço: Rua 23, quadra 67, esquina com a Rua 3 – Setor Central, Goiânia
- Entrada: Gratuita
- Instagram: @nucleocoletivo22





