O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, assinou um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio Luz Pública Aparecida para modernizar e gerenciar a infraestrutura de iluminação pública da cidade. O projeto, que começará em março, prevê a substituição de todas as lâmpadas fluorescentes e incandescentes por luminárias de LED, beneficiando 60 mil pontos de iluminação até o final do ano e podendo chegar a 73 mil pontos ao longo de 24 anos de contrato.
O investimento inicial é de R$ 160 milhões, podendo alcançar R$ 581 milhões. O prefeito destacou que as luminárias de LED são mais duráveis e consomem até 75% menos energia, resultando em uma economia superior a 60% nos custos com eletricidade. O projeto traz benefícios como melhor qualidade de vida e segurança para os 600 mil habitantes da cidade, que se destaca por ter uma iluminação inteiramente baseada no LED e um sistema automatizado para monitoramento das luminárias.
A infraestrutura permitirá ainda, no futuro, o aumento da transmissão de dados e imagens, possibilitando a criação de um sistema de segurança pública avançado. O projeto também prevê iluminação especial em monumentos históricos, campanhas de conscientização e um aplicativo para que os moradores possam reportar problemas na iluminação. O contrato foi celebrado na presença de diversas autoridades e setores da sociedade, reforçando o apoio ao desenvolvimento urbano e tecnológico em Aparecida de Goiânia.