Na manhã da quinta-feira, 20 de fevereiro, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, realizou uma vistoria em uma área do setor Buriti Sereno, recentemente limpa pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, mas que voltou a ser alvo de descarte irregular de lixo e entulho, como isopor, gesso e tijolos. O prefeito pediu a colaboração da população para denunciar esses atos, informando placas de veículos e nomes das empresas para aplicação de multas.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano gasta mais de R$ 1,5 milhão mensais com a limpeza de locais de descarte clandestino, recursos que poderiam ser investidos em saúde, educação e obras. Aparecida possui mais de 40 pontos de descarte ilegal, sendo que 30 já foram limpos, mas muitos voltaram a receber lixo.
Na Operação Aparecida Limpa, realizada pelas Secretarias de Meio Ambiente, Segurança Pública e Desenvolvimento Urbano, o ponto no Buriti Sereno foi alvo de cinco flagrantes e resultou na retirada de 775 toneladas de entulho e lixo na última semana. Nos primeiros 50 dias da nova gestão, a SDU removeu 38,6 mil toneladas de lixo e 13 mil toneladas de entulho das ruas, contando com cinco pás carregadeiras, cinco bobcats, 20 caminhões e equipes de limpeza.
Denúncias de descarte irregular podem ser feitas pelos telefones (62) 3238-7243, (62) 98459-1661, e no número da Guarda Civil Municipal: 153.
Fotos por Rodrigo Estrela.