O programa Virada Ambiental, agora em sua 7ª edição, se aproxima de seu início com o intuito de promover a conscientização sobre a preservação ambiental entre gestores e a população em geral. Idealizado pela UFG, a iniciativa rapidamente se expandiu, unindo esforços de diversas entidades, órgãos públicos e empresas, consolidando-se como um evento significativo no estado.
Com foco principal no plantio de mudas, o Virada Ambiental vai além e propõe ações diversificadas, que variam conforme a criatividade e recursos disponíveis em cada município. Ao longo do estado, eventos culturais, palestras, passeios ciclísticos e outras atividades estão sendo organizados para engajar a comunidade.
Este ano, as prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia se unirão para desenvolver atividades na bacia do córrego Macambira, promovendo a integração entre as duas localidades. De um total de 246 municípios goianos, atualmente, 211 já aderiram ao programa, restando apenas 35 para se juntarem à causa. O secretário executivo da AGM, Armando Leão, informa que a entidade está incentivando a participação dos que ainda não se inscreveram, enfatizando a importância da defesa ambiental nas gestões municipais.
Na última quarta-feira (21), uma reunião preparatória ocorreu na sede da AGM para discutir os últimos detalhes do evento. Este ano, a Saneago e a Semad irão disponibilizar 500 mudas para cada prefeitura. Os municípios que desejam ampliar sua participação podem adquirir mudas adicionais, caso tenham condições financeiras para isso. A distribuição das mudas começará dentro de uma semana e as prefeituras interessadas devem formalizar a solicitação.
Para solicitar as mudas da SEMAD, os municípios devem redigir um ofício e encaminhá-lo para o e-mail especificado, informando a finalidade e a quantidade de mudas desejadas. Para a Saneago, o procedimento é similar, com um e-mail para solicitar um formulário que deve ser preenchido. O crescimento do programa Virada Ambiental é notável, alcançando cada vez mais estados brasileiros e até mesmo países fora do Brasil.