Apuí, no Amazonas, celebra o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, que se observa em 17 de junho, destacando a importância da recuperação de áreas degradadas e a promoção de uma economia que valorize a saúde do solo. A data de 2023 enfoca a restauração da terra, um tema essencial diante da aceleração do processo de degradação dos solos, que ameaça a regeneração natural e intensifica a savanização dos biomas, especialmente na Amazônia, onde o desmatamento é a principal causadora disso.
Essa situação não é apenas uma preocupação local, mas um problema global, que impõe riscos à segurança alimentar e à biodiversidade. Em resposta a essa questão premente, o município de Apuí tem implementado iniciativas agroflorestais que visam mostrar o caminho para uma recuperação efetiva.
Domingos Bonfim, secretário Municipal de Meio Ambiente da região, oferece insights sobre as ações em andamento e o significado do nome peculiar de Apuí. As práticas adotadas no município não apenas buscam reverter os danos, mas também promovem uma maior conscientização sobre a necessidade de preservar e restaurar nossos ecossistemas.