Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade Política de Cookies e os Termos de Uso.
Aceitar
Acontece no PaísAcontece no País
  • INÍCIO
  • TURISMO
  • CULTURA
  • MEIO AMBIENTE
  • AGRO
  • CIDADES
Pesquisar

Feito por Logo da Reczilla

Leitura: Ministério do Turismo intensifica combate à exploração sexual infantil durante a Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual.
Compartilhar
Redimensionador de fontesAa
Acontece no PaísAcontece no País
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • INÍCIO
  • TURISMO
  • CULTURA
  • MEIO AMBIENTE
  • AGRO
  • CIDADES
Siga-nos

Feito por Logo da Reczilla

Turismo

Ministério do Turismo intensifica combate à exploração sexual infantil durante a Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual.

Redação
Nenhum comentário
Publicado 20 de maio de 2025
Compartilhar
5 Leitura mínima
Ministério do Turismo intensifica combate à exploração sexual infantil durante a Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual.
Compartilhar

O Ministério do Turismo (MTur) deu início à Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes com um evento realizado nesta segunda-feira (18), no auditório do Tribunal de Contas da União, em Brasília. A secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, representou a pasta na ocasião, ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva, da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e outras autoridades.

Durante seu discurso, Ana Carla enfatizou o papel estratégico do turismo na prevenção à exploração sexual infantil, reafirmando o compromisso do setor com a proteção de crianças e adolescentes. “Temos agido firmemente contra essas violações, incentivando o engajamento de empresários e trabalhadores do setor em ações de prevenção voltadas a uma população que deve ser sempre protegida, em todos os lugares”, declarou.

Um dos principais instrumentos utilizados é o Código de Conduta Brasil, criado pelo Ministério do Turismo, que visa sensibilizar empresas e profissionais do setor sobre a prevenção da exploração sexual. A iniciativa é acompanhada pelo Manual do Multiplicador, que orienta sobre como agir em casos suspeitos e propaga melhores práticas de proteção.

A ministra Macaé Evaristo também ressaltou a importância do Código, incentivando o público a questionar se os estabelecimentos onde se hospedar ou participar de eventos aderiram à iniciativa. “É uma boa forma de provocar os agentes de turismo e o setor hoteleiro”, afirmou.

O MTur ganhou novo impulso nas suas ações com a sanção da nova Lei Geral do Turismo em 2024, que inclui entre os objetivos da Política Nacional de Turismo o enfrentamento à exploração sexual infantil. A legislação estabelece sanções para prestadores de serviços turísticos que contribuírem para esse tipo de crime.

Outro avanço significativo foi a Lei nº 15.073/2024, sancionada em dezembro pelo presidente Lula, que define novas responsabilidades para prestadores de serviços turísticos e impõe punições mais rigorosas para aqueles que, direta ou indiretamente, contribuírem para a prática desses crimes, consolidando assim o compromisso do setor com a proteção de crianças e adolescentes.

A primeira-dama Janja Lula da Silva também destacou a responsabilidade coletiva na proteção da infância, afirmando que “crianças e adolescentes são prioridade absoluta”, conforme delineado no artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela enfatizou que o enfrentamento à violência é uma responsabilidade compartilhada entre Estado, família e sociedade, cobrando a urgente regulamentação dos espaços digitais.

Durante o evento, Ana Carla anunciou que, em junho, o Brasil sediará o 2º Encontro de Turismo Responsável na cidade de Foz do Iguaçu (PR). O encontro reunirá representantes de diversos países para debatizar estratégias de enfrentamento à exploração sexual infantil no turismo, incluindo um seminário internacional e a 18ª Reunião Anual do Grupo de Ação Regional das Américas (GARA), promovendo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da cooperação internacional.

“Vivemos um momento de expansão no turismo brasileiro, mas esse crescimento só será sustentável se estiver alicerçado em princípios éticos sólidos e no compromisso com a proteção das nossas crianças e adolescentes”, concluiu a secretária executiva.

A Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é promovida em colaboração com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual (CIEVSCA), Unicef, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual, Rede ECPAT Brasil e Childhood Brasil. A mobilização prossegue até 22 de maio e celebra os 25 anos do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000. O Ministério do Turismo participa da programação com um estande institucional e realiza a distribuição do Código de Conduta Brasil ao público presente.

Goiás Social realiza atendimento à população de Valparaíso neste fim de semana.
Comurg executa poda ornamental em dez canteiros de Goiânia esta semana
Goiás Turismo Lança Temporada de Pesca Esportiva 2025 com Novos Investimentos
Estradas e Lentes Revela as Riquezas Históricas e Naturais de Silvânia em Documentário Inédito
COLETA DE LIXO EM JATAÍ OCORRERÁ NORMAIS DURANTE O CARNAVAL
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp? WhatsApp? LinkedIn Telegram Threads Bluesky E-mail Copiar Link Imprimir
Compartilhar
Artigo anterior Paraísos naturais serão de acesso livre: Senado aprova projeto contra restrições Paraísos naturais serão de acesso livre: Senado aprova projeto contra restrições
Próximo artigo Governo de Goiás Incentiva Estruturação do Serviço de Inspeção Municipal em Goiânia Governo de Goiás Incentiva Estruturação do Serviço de Inspeção Municipal em Goiânia
Deixe um comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione uma classificação!

Reisen Clube TV
Reisen Clube TV Baixe o App
Sobre a Reisen Clube TV
Slide 1 Slide 2 Slide 3 Slide 4 Slide 5 Slide 6 Slide 7
Goiano do Pé Rachado
Uai, quer um Descontim bão de 10%?
Coloca o cupom, sô!:
ESTRADASELENTES
Assistir o Estradas e Lentes Conhecer a Reczilla Fazer um anúncio

Você também pode gostar

Rio Verde: A Força do Trabalho que Transformou a Cidade em Referência Nacional
Rio Verde

Rio Verde: A Força do Trabalho que Transformou a Cidade em Referência Nacional

1 Leitura mínima
Atrativos da Chapada dos Veadeiros permanecem abertos – Goiás Turismo
Turismo

Atrativos da Chapada dos Veadeiros permanecem abertos – Goiás Turismo

3 Leitura mínima
Natal do Bem 2024 encerra com recorde histórico: 1,5 milhão de visitantes celebram magia e solidariedade
Acontece no PaísDestaqueTurismoTurismo de Goiás

Natal do Bem 2024 encerra com recorde histórico: 1,5 milhão de visitantes celebram magia e solidariedade

3 Leitura mínima
Acontece no PaísAcontece no País
Siga-nos

Logo da Reczilla

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?