A primeira edição do Encontro de Defesa Agropecuária de Goiás (Endago) está com inscrições abertas e ocorrerá entre os dias 3 e 5 de junho de 2025, no Centro de Convenções de Goiânia. Com o tema “Desafios e perspectivas frente aos novos rumos”, o evento contará com uma programação diversificada, incluindo palestras, rodas de conversa e fóruns de discussão em 13 eixos temáticos que abrangem gestão e planejamento, sustentabilidade, tecnologia, agrotóxicos, sanidade animal e vegetal, entre outros.
Organizado pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) em parceria com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag), o Endago pretende reunir importantes profissionais do setor, produtores, gestores e pesquisadores para um diálogo sobre a defesa agropecuária no estado. O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, destacou que o evento visa alinhar políticas públicas, trocar experiências e compartilhar boas práticas que consolidam Goiás como uma referência em sanidade agropecuária.
O evento também contará com o Fórum de Rastreabilidade, o Fórum de Febre Aftosa e o Fórum de Bioinsumos, refletindo a preocupação com a sustentabilidade e a inovação no setor agropecuário. Telma Gonzaga, gerente de Educação Sanitária da Agrodefesa, ressaltou a importância do encontro como um espaço de atualização e conscientização sobre as responsabilidades de cada elo da cadeia produtiva em relação à sanidade animal e vegetal.
Pesquisadores e estudantes que desejam apresentar seus estudos durante o Encontro têm até o dia 5 de maio para submeter seus trabalhos à comissão avaliadora via e-mail. A seleção dos trabalhos apresentados será divulgada em 19 de maio. As inscrições para o evento podem ser feitas através do site oficial e as vagas são limitadas, garantindo acesso a toda a programação.