Pela primeira vez, o público terá a oportunidade de conhecer o conjunto de obras que fez parte da exposição de inauguração do Museu de Arte de Goiânia (MAG), realizada em outubro de 1970. A nova mostra, intitulada “A primeira coleção histórica do MAG”, será inaugurada nesta terça-feira, 8 de abril, às 18h, sob a curadoria de Yara Pina, revisitando o acervo inaugural da instituição.
A exposição inclui trabalhos originários da Exposição Comemorativa do I Congresso Nacional de Intelectuais (1954), promovida pela Escola Goiana de Belas Artes, além de doações de artistas e instituições, como a Universidade Católica de Goiás. Os visitantes poderão admirar pinturas, gravuras, esculturas e desenhos de renomados nomes do modernismo brasileiro, como Carlos Werneck, Glênio Bianchetti, Mário Gruber e Inimá de Paula. A mostra também destaca artistas que influenciaram a cena cultural goiana entre as décadas de 1950 e 1970, como Ana Maria Pacheco, Cleber Gouvêa, D. J. Oliveira e Gustav Ritter.
Além disso, o público poderá conferir obras que estiveram presentes na I Bienal de Arte de Goiás e na Pré-Bienal de São Paulo, eventos que tiveram papel fundamental na história da arte goiana. A entrada para a exposição é gratuita, proporcionando a todos a chance de apreciar importantes obras da arte nacional e local.
Serviço:
– Evento: Acervo inaugural do MAG volta a ser exposto em Goiânia
– Data: 8 de abril
– Horário: 19h
– Local: Museu de Arte de Goiânia – Bosque dos Buritis – Setor Oeste
– Visitação: Terça a domingo, das 9h às 17h
– Entrada gratuita