Pessoas interessadas em turismo sustentável agora têm à disposição uma plataforma digital para agendamento de experiências em Alagoas. O projeto *Destinos Conscientes – Alagoas* foi desenvolvido pelo governo do estado em colaboração com a Embratur, o Sebrae e a Janoo, empresa brasileira que atua na gestão de turismo em áreas de conservação.
A nova plataforma, que oferece diversas opções de turismo responsável, pode ser acessada através do link https://janoo.com.br/alagoas. A ferramenta está sendo apresentada no Salão Nacional de Turismo, que ocorre em São Paulo até o próximo sábado. Segundo a secretária estadual de Turismo, Bárbara Braga, a proposta é inovadora e visa conectar o consumidor a experiências sustentáveis disponíveis no estado.
“Apresentamos experiências que refletem a sustentabilidade em Alagoas, permitindo que os visitantes possam adquirir essas vivências diretamente na plataforma e explorar tudo que o estado tem a oferecer de forma responsável”
Experiências Disponíveis
A plataforma já conta com diversas atividades, como a vivência marisqueira no povoado Palateia, turismo regenerativo da Nosso Mangue, experiências em comunidades indígenas e visitas a engenhos artesanais da Rota da Cachaça. Os turistas também podem participar de observação de peixe-boi e trilhas em áreas de proteção ambiental.
Um exemplo é a Rota Regenerativa Nosso Mangue, que oferece um passeio educativo, onde os visitantes podem explorar o cuidado com os ecossistemas costeiros. As atividades incluem trilhas guiadas, oficinas, plantios participativos e interações com detentores de saberes tradicionais das comunidades locais.
A escolha das experiências foi feita pela Secretaria de Turismo do Estado, destacando ações voltadas para a sustentabilidade. A Embratur contribuiu com suporte técnico para a digitalização e comercialização dos serviços turísticos, garantindo um posicionamento adequado da oferta no mercado.