Ambientalistas Unem Forças para Combater Coral Invasor na Bahia

2 Leitura mínima
Ambientalistas Unem Forças para Combater Coral Invasor na Bahia

Mais de 20 mergulhadores se uniram em um mutirão para retirar três toneladas de um coral invasor das águas da Ilha de Itaparica, na Baía de Todos-os-Santos, na Bahia. Essa ação envolveu a colaboração de diversas entidades, incluindo instituições ambientais, universidades, ONGs e a Marinha do Brasil, e teve como alvo o coral Chromonephthea braziliensis.

Tiago Porto, diretor de Políticas Públicas e Planejamento Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, esclareceu que a espécie em questão não é natural da região. Ela se desenvolve rapidamente, libera toxinas e sufoca outros corais, ameaçando o equilíbrio do ecossistema marinho. Durante a operação, realizada entre 16 e 20 de maio, o material coletado foi separado em duas categorias: uma parte foi encaminhada ao aterro sanitário para descarte seguro, enquanto a outra seguiu para a Oficina Carbono 14. Este material será processado para investigar possíveis usos sustentáveis, como em fertilizantes, cosméticos e tintas.

O próximo passo inclui o monitoramento das áreas afetadas. Moradores e pescadores estão sendo capacitados para ajudar na identificação e no combate à espécie invasora. O rápido crescimento do coral invasor é motivo de preocupação entre os especialistas, pois compete por espaço com corais nativos e libera substâncias químicas que dificultam a predação e podem causar necrose a outros organismos marinhos.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *