A Prefeitura de Jataí, por meio da Vigilância em Saúde, informa que o Ministério da Saúde anunciou mudanças importantes no cronograma de vacinação contra o rotavírus humano (G1P[8]), visando aumentar a proteção e facilitar o acesso à imunização para as crianças não vacinadas anteriormente. As atualizações, descritas na Nota Técnica Nº 193/2024, foram divulgadas recentemente e já estão sendo implementadas nas Unidades Básicas de Saúde do município.
De acordo com a nova orientação, a vacina contra o rotavírus, que antes tinha aplicação limitada, agora terá prazos estendidos para as duas doses.
O que muda na ampliação da aplicação da vacina contra o rotavírus?
- A primeira dose, recomendada aos dois meses de idade, poderá ser administrada até os 11 meses e 29 dias;
- Já a segunda dose, preconizada aos quatro meses, poderá ser recebida até os 23 meses e 29 dias.
É importante ressaltar que a medida permitirá que um número maior de crianças seja imunizado, reduzindo os riscos de complicações graves causadas pelo rotavírus, como diarreias severas e desidratação.
Assim, solicitamos que pais e responsáveis de crianças que não conseguiram tomar a referida vacina e que esteja dentro dos critérios acima mencionados, procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa para verificar a situação vacinal de suas crianças e, se necessário, atualizar as doses.
O horário de atendimento para vacinação nas Unidades de Saúde da Família é das 08h00min às 16h30min. Nas Unidades de Saúde da Família da Avenida Goiás e Conjunto Rio Claro o horário de atendimento é das 08h00min às 18h30min.
Os documentos necessários para a vacinação são:
– Documento de identidade com foto;
– Cartão de Vacina;
– CPF/Cartão SUS;
Fonte: Prefeitura de Jataí