O programa “Viva Maria” aborda a relação entre meio ambiente e infância em um momento crítico para a pauta ambiental no Brasil. Com desafios como poluição, desmatamento e mudanças climáticas em destaque, o país se prepara para sediar a COP30, marcada para novembro, em Belém do Pará.
Em um episódio recente, foi lançado pela ANDI – Comunicação e Direitos um guia que aborda os direitos das crianças e dos adolescentes na questão climática. Para discutir essa importante obra, a diretora da ANDI, Miriam Pragita, foi convidada ao programa. Na oportunidade, ela destacou a escassez de material sobre o impacto das mudanças climáticas sobre a infância e juventude, ressaltando a necessidade de organizar e concentrar informações sobre o tema.
Pragita enfatizou que crianças e adolescentes são particularmente vulneráveis às consequências das crises ambientais, embora suas vozes muitas vezes permaneçam ausentes de documentos e discussões em eventos como a COP. Esse desprezo por sua inclusão e representação nas pautas climáticas ressalta a urgência de enfrentar a ausência de materiais sobre os direitos dessa faixa etária em relação às questões ambientais, um desafio que a ANDI busca superar com o novo guia.