Aparecida de Goiânia intensifica visitas domiciliares para prevenir vazamentos de esgoto em época de chuvas

3 Leitura mínima
Aparecida de Goiânia intensifica visitas domiciliares para prevenir vazamentos de esgoto em época de chuvas

Durante a temporada de chuvas, Aparecida de Goiânia enfrenta um aumento de até 70% nas ocorrências de vazamento de esgoto. Para lidar com essa situação, as empresas Saneago e BRK estão promovendo uma série de iniciativas. Dentre elas, destacam-se as visitas às residências e uma campanha educativa que visa conscientizar a população sobre o uso adequado da rede de esgoto.

Campanha de Conscientização e Visitas Domiciliares

Em 2026, a BRK planeja visitar cerca de 7 mil imóveis em Aparecida de Goiânia, com previsão de 500 visitas apenas em janeiro. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, em áreas como os condomínios Jardins Marselha e os bairros Independência, Independência Mansões e Setor American Park.

Durante as visitas, os moradores recebem instruções sobre a conexão correta à rede de esgoto e a importância de desativar fossas sépticas. A equipe ainda busca identificar famílias em situação de vulnerabilidade, que possam estar aptas a solicitar a Tarifa Social, oferecendo descontos de até 50% para um consumo de até 15 m³ mensais.

Alertas sobre Conexões Irregulares

Paralelamente, a campanha Água da chuva na rede de esgoto. Não faça essa ligação perigosa está em andamento e se estenderá até o dia 26 de janeiro. Outdoors em locais estratégicos alertam sobre os riscos da ligação inadequada de águas pluviais à rede de esgoto, prática que culmina em entupimentos e extravasamentos, comprometendo a saúde pública e trazendo efluentes de volta para os imóveis.

As orientações são claras: calhas, ralos de quintal e bueiros devem ser direcionados para a drenagem pluvial, enquanto ralos de cozinhas e banheiros devem ser conectados ao sistema de esgoto, garantindo o tratamento adequado antes da liberação ao meio ambiente.

Impacto do Descarte Irregular de Lixo e Óleo

Os problemas de vazamento de esgoto também são amplificados pelo descarte inadequado de lixo e óleo de cozinha. A rede coletora é projetada para receber apenas 1% de sólidos e 99% de líquidos, mas, mensalmente, cerca de 47 toneladas de resíduos são removidas das tubulações. Em 2025, foram quase 500 toneladas de materiais indesejados que chegaram às Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), podendo causar obstruções e rupturas nas tubulações.

Ações de Manutenção e Comunicação

A BRK realiza manutenções programadas para minimizar os entupimentos, tendo renovado 178 quilômetros de rede em 2025. Apesar disso, a colaboração da população é crucial para prevenir problemas futuros.

Qualquer anomalia ou emergência deve ser reportada à Saneago através dos canais de atendimento disponíveis 24 horas: telefone 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115, e pelo site www.saneago.com.br.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *