Cinco estados brasileiros enfrentam um alerta vermelho devido a uma onda de calor, com temperaturas previstas para ficarem até cinco graus acima da média. O aviso, que classifica a situação como de grandes riscos à saúde, abrange quase todo o Rio Grande do Sul, metade do Paraná, além de áreas de Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que este é o terceiro evento de calor extremo no país em 2023.
O meteorologista Heráclio Alves de Araújo esclareceu que o alerta se estende até sábado (8/3) porque as condições climáticas deverão mudar em breve. “A partir do sábado à noite e no domingo já volta a ter chuva na região sul do país, e a temperatura já declina. Então já quebra a atuação dessa nova onda de calor,” afirmou.
Enquanto as altas temperaturas persistem, a Defesa Civil reitera a importância de adotar cuidados. Recomenda-se evitar a exposição direta ao sol entre as 10h e 16h, buscar abrigo em locais frescos e ventilados, além de manter a hidratação adequada, bebendo água regularmente, mesmo na ausência de sede.