Durante o Fórum Mundial do Turismo 2025, realizado em Praga, a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, destacou a importância do diálogo multilateral para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do setor turístico. O evento, promovido pela ONU Turismo e pelo Governo da República Tcheca, começou na última segunda-feira (12.05) e abordou temas como inovação e a utilização de tecnologias no turismo.
Representando o ministro do Turismo, Celso Sabino, Lopes expressou a intenção do Brasil de cooperar ativamente em busca de avanços. “Estamos determinados a aprofundar o diálogo e a explorar novos caminhos de cooperação técnica e econômica. O Brasil está pronto para contribuir ativamente para uma agenda global do turismo que seja inovadora, inclusiva, responsável e centrada em pessoas”, afirmou, observando que essa temática será central na COP30, que ocorrerá em 2025, em Belém do Pará (PA).
Ana Carla também enfatizou os esforços do Brasil na promoção da inovação turística, mencionando o Prêmio Nacional do Turismo, que reconhece iniciativas de destaque nas áreas de tecnologia e criatividade. “Nos surpreendemos, ano após ano, com a engenhosidade e dedicação dos agentes do turismo brasileiro”, destacou.
A secretária também defendeu o impulso ao nomadismo digital, que está em ascensão. Ela apontou que tanto o Brasil quanto a República Tcheca têm avançado nesse campo, com a última se consolidando como um dos países europeus mais receptivos a nômades digitais, graças à sua infraestrutura robusta e políticas de visto eficazes. Desde 2022, o Brasil registrou um aumento de 40% nos pedidos de visto para esse segmento, após a implementação de um novo marco regulatório.
Lopes abordou também ações para estimular o turismo sustentável e inclusivo. Em suas reuniões em Praga, a secretária mencionou a revisão da Lei Geral de Turismo, que introduziu novas ferramentas de governança, assim como a construção coletiva do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024–2027, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O Fórum, que teve como tema “Moldar o futuro do turismo através da inovação, da tecnologia e do talento”, reuniu representantes de governos, especialistas do setor, empreendedores e gestores de Estados-membros da ONU Turismo. Os painéis abordaram conteúdos como inteligência artificial, responsabilidade social, educação, atração de talentos e questões ambientais no turismo.
Atualmente, a República Tcheca ocupa a 2ª Vice-Presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo, dirigido pelo ministro Celso Sabino ao longo de 2025. O Brasil, por sua vez, abriga no Rio de Janeiro (RJ) o primeiro Escritório da ONU Turismo para as Américas e o Caribe, que visa ampliar a presença internacional do país, funcionando como um polo de articulação regional para a atração de turistas, eventos e investimentos no setor.