Neste domingo (18), chega ao fim a 23ª Semana Nacional de Museus, cujo tema deste ano foi “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. A iniciativa, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), é uma celebração anual do Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio.
A edição deste ano contou com uma variedade de eventos presenciais e online, oferecendo aos visitantes a oportunidade de apreciar exposições temporárias e permanentes, bem como participar de debates, apresentações musicais e teatrais. As rodas de conversa abordaram o papel dos museus em diversas áreas, como futebol, imagem e som, tecnologia, pesquisa e a construção de memórias, com foco nas comunidades e na preservação de tradições, além de projetos de sustentabilidade.
Um dos destaques foi o relato de Vanda Gomes, de 62 anos, que, pela primeira vez, visitou o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e ficou encantada com a experiência. Segundo informações, ao longo da semana, foram realizadas mais de 3 mil atividades em todo o Brasil, atraindo tanto brasileiros quanto turistas estrangeiros.
Neste último dia do evento, ainda há muitas atividades programadas. Para conferir a programação completa, acesse https://visite.museus.gov.br/.