Abadia de Goiás é uma nova cidade, resultado de um trabalho pensando nas pessoas. E esse investimento no ser humano é desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) Novo Dia, que disponibiliza atendimento gratuito, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, a demanda no Centro de Atenção Psicossocial tem aumentado cerca de 70% em relação ao ano passado em todos os atendimentos: Psiquiatra, Psicóloga; acolhimentos em geral, atendimentos individual, grupos e visitas domiciliares.
Hoje, o aumento da demanda ocorre segundo análise de dados, devido aos reflexos da pandemia da Covid-19, bem como os serviços desenvolvidos junto à comunidade, com foco na importância da busca do tratamento, onde relatórios apontam a quantidade de casos solucionados na unidade.
O público-alvo são os casos moderados e graves, doenças mentais e emocionais, dependentes de álcool e drogas e familiares dos dependentes químicos, bem como os que fazem uso de psicotrópicos.
São realizados os grupos de mulheres “Ser Mulher”, grupos de Adolescentes, debates e orientações junto à famílias que tenham algum familiar com dependência química, ações de conscientização mensal, apoio, orientação e encaminhamentos.
A unidade é coordenada pela Superintendente de Saúde Mental Dra. Cyntia Porto e equipe multiprofissional.