Goiânia é um dos 15 municípios do Brasil que estão recebendo a Carreta da Saúde da Mulher, uma iniciativa que oferece atendimentos especializados em ginecologia e mastologia. O projeto, viabilizado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Goiânia, visa fortalecer os cuidados com a saúde da mulher e ampliar a capacidade da rede de saúde municipal, oferecendo uma gama de serviços especializados.
Segundo Luiz Pellizzer, secretário municipal de saúde, a Carreta permitirá a realização de 3 mil consultas especializadas e 2,8 mil exames, incluindo tomografias, ultrassonografias e mamografias. “Esse projeto faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que oferece atendimento em um modelo chamado de Oferta de Cuidado Integrado (OCI), que consiste em pacotes de serviços”, explicou Pellizzer.
Estão disponíveis um total de mil OCI’s, cada uma composta pela primeira consulta com ginecologista ou mastologista, exames diagnósticos e a consulta de retorno. “Esse formato garante que a paciente tenha acesso a um atendimento mais rápido, evitando filas separadas para consultas e exames, o que agiliza o início do tratamento”, destacou o secretário.
A Carreta da Saúde da Mulher permanecerá em Goiânia até o dia 8 de novembro. As pacientes são encaminhadas através da regulação municipal. “Os atendimentos são agendados, e as usuárias estão sendo contatadas pela nossa regulação. Trata-se de pacientes que já aguardavam por atendimento especializado. Essa iniciativa aumenta a capacidade de resposta da nossa rede de saúde”, afirmou Paula dos Santos Pereira, superintendente de Regulação, Avaliação e Controle da SMS.
Fotos: SMS