No último sábado, 20 de setembro, aproximadamente 400 voluntários se uniram em um mutirão para limpar a praia no bairro Porto das Dunas, em Aquiraz. A ação abrangiu um trecho de cinco quilômetros da faixa de areia, entre o Golf Ville e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti. Ao todo, foram recolhidos cerca de 819,500 kg de resíduos sólidos, incluindo plásticos e embalagens descartadas inadequadamente.
Esta mobilização foi promovida pelo Beach Park como parte do Clean Up Day, um movimento global que visa a conservação de áreas costeiras e marinhas, organizado anualmente desde 2018. A iniciativa contou com a participação ativa de moradores, turistas, estudantes e diversas entidades, como a Prefeitura de Aquiraz, Solar, M. Dias Branco, Renovate Planejados, Pague Menos, entre outros parceiros e instituições, como o Conselho Gestor da APA do Rio Pacoti e a Marinha do Brasil.
Todo o material coletado durante a ação será triado, e os itens recicláveis serão encaminhados para a reciclagem através do Programa Mãos Que Transformam, que tem como objetivo promover a inclusão social de ex-catadores no Aquiraz. Raissa Bisol, gerente de sustentabilidade do Beach Park, destacou: “Pequenas atitudes, quando somadas, geram grandes transformações. Foi emocionante ver tantas pessoas mobilizadas pela preservação do nosso litoral, reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade e demonstrando como a colaboração pode trazer resultados significativos para o meio ambiente.”
A ação também celebrou o encerramento da quinta edição da Jornada Sustentável do Beach Park, que ocorreu de 17 a 20 de setembro. O evento reuniu representantes do Comitê de Bacia da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF) para conhecer diversas iniciativas ambientais locais, como a Central de Resíduos e a Estação de Tratamento de Efluentes.
Além disso, no dia 19 de setembro, foi realizada a requalificação da horta da Escola Maria Façanha, em Aquiraz. Essa atividade reforçou o vínculo com a comunidade, promovendo práticas de educação ambiental. “Estamos muito satisfeitos em ter realizado a quinta edição da Jornada Sustentável. Com cada ano, conseguimos envolver mais pessoas, compartilhar conhecimento e ampliar o impacto positivo de nossas ações socioambientais”, afirmou Raissa, destacando a importância do legado de responsabilidade ambiental.