Ciams Novo Horizonte expande serviços de saúde em Goiânia com atendimentos especializados e novo centro de vacinação

3 Leitura mínima
Ciams Novo Horizonte expande serviços de saúde em Goiânia com atendimentos especializados e novo centro de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia anunciou, nesta sexta-feira (26/12), uma significativa reformulação nos serviços do Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) localizado no setor Novo Horizonte. A unidade agora se especializa em atendimentos médicos, concentrando-se em serviços específicos e de acompanhamento.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, ressaltou que entre os novos serviços estão a realização de vasectomias, postectomias e pré-natal para gestações de alto risco, além de consultas especializadas e um laboratório dedicado a próteses dentárias. Isso marca uma nova fase no atendimento, oferecendo opções mais direcionadas aos cidadãos.

Além disso, a unidade de saúde transformou sua área de imunização em um Centro Municipal de Vacinação, garantindo a disponibilidade de vacinas durante todos os dias da semana. A estimativa da Secretaria é que sejam realizadas cerca de 5 mil consultas ambulatoriais mensalmente, com agendamentos geridos pelo Complexo Regulador Municipal. As especialidades disponíveis incluem angiologia, cardiologia, neurologia, endocrinologia, nefrologia, proctologia, urologia e imunologia.

Reorganização do Atendimento

Com a nova estrutura, o serviço de pronto-socorro do Ciams foi transferido para as unidades de urgência e emergência mais próximas, como a UPA Jardim América, UPA Itaipu e Cais Bairro Goiá, a partir desta sexta-feira. Camila Brum, superintendente de Redes de Atenção à Saúde, destacou que a emergência do Ciams Novo Horizonte estava operando em condições insatisfatórias, resultantes das obras paralisadas da gestão anterior.

Os dados são preocupantes: a unidade registrou uma média de 26 atendimentos emergenciais por dia em outubro e novembro de 2025. A Vigilância Sanitária recomendou o fechamento das emergências na unidade, devido à estrutura inadequada deixada após as obras.

Atualmente, o Ciams Novo Horizonte não possui pacientes internados e os profissionais que atuavam na emergência serão realocados para reforçar as equipes das unidades de saúde nas proximidades. Esse ajuste faz parte de uma ampla estratégia de modernização da rede municipal de saúde, que será detalhada no início de 2026 pelo prefeito Sandro Mabel. Estão previstas a construção de seis a oito novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com foco inicial nas regiões de Campinas e Noroeste, seguindo modelos recomendados pelo Ministério da Saúde.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *