O Governo de Goiás anunciou, nesta quarta-feira (21/05), a programação oficial do Circuito das Cavalhadas 2025. Neste ano, 15 municípios participarão do circuito, que terá início no dia 31 de maio, em Luziânia, e se encerrará em 14 de setembro, em Silvânia. Todas as atividades são gratuitas.
Organizado pela Secretaria da Cultura (Secult), o Circuito visa promover a nacionalização do festejo, focando no desenvolvimento cultural, turístico e econômico das cidades envolvidas. A iniciativa inclui uma grande campanha de preservação do patrimônio cultural imaterial que as Cavalhadas representam para os goianos.
“Estamos apostando alto na nacionalização do nosso calendário. Queremos que as Cavalhadas sejam uma porta de entrada para que os visitantes conheçam as belezas dos nossos municípios, bem como a hospitalidade e a história dos goianos”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.
Para a realização do evento, o governo estadual destinou R$ 4 milhões, que serão utilizados nos seguintes municípios: Cidade de Goiás, Corumbá de Goiás, Crixás, Hidrolina, Jaraguá, Luziânia, Niquelândia, Palmeiras de Goiás, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Francisco de Goiás e Silvânia. Os recursos financiarão a preparação do espaço, sinalização, estruturação de arquibancadas, indumentárias, divulgação, entre outras despesas relacionadas à recepção e à segurança do público.
Desde 2019, o Governo de Goiás tem investido de forma significativa no Circuito das Cavalhadas como parte de um projeto de interiorização do apoio cultural e um impulso educativo e patrimonial para os goianos, totalizando mais de R$ 15 milhões nesse período. Este ano, o festival receberá uma atenção especial visando sua projeção nacional.
Cavalhadas
As Cavalhadas são uma das manifestações populares mais tradicionais de Goiás, representando batalhas entre cristãos e mouros ocorridas entre os séculos IX e XV na Península Ibérica. Durante o evento, dois exércitos, cada um composto por 12 cavaleiros, encenam uma luta coreografada, adornada com ricos detalhes.
Em várias cidades, a festa é animada pela presença dos Mascarados, personagens que representam o povo e circulam pelas ruas, a pé ou a cavalo, criando um clima festivo. As batalhas se desenrolam ao longo de dois a três dias, culminando na vitória dos cristãos, que, ao final, convertem os mouros ao cristianismo.
Programe-se para o Circuito das Cavalhadas 2025
- Luziânia: 31 de maio
- Santa Cruz de Goiás: 7 e 8 de junho
- Posse: 7 e 8 de junho
- Jaraguá: 8 e 9 de junho
- Pirenópolis: 8, 9 e 10 de junho
- São Francisco de Goiás: 14 e 15 de junho
- Palmeiras de Goiás: 20, 21 e 22 de junho
- Hidrolina: 20, 21 e 22 de junho
- Crixás: 28 e 29 de junho
- Niquelândia: 5 e 6 de julho
- Santa Terezinha de Goiás: 19 e 20 de julho
- Cidade de Goiás: 29 e 30 de agosto
- Corumbá de Goiás: 5, 6 e 7 de setembro
- Pilar de Goiás: 6 e 7 de setembro
- Silvânia: 13 e 14 de setembro