Um grupo de seis operadores de turismo da Colômbia chegará a Brasília no próximo domingo (16.03) para uma imersão de quatro dias que explorará a capital federal e a região da Chapada dos Veadeiros. A iniciativa, denominada famtour, é promovida pela Inframérica, concessionária do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, com o apoio da Goiás Turismo, do trade turístico de Brasília e da Associação Veadeiros. O objetivo é apresentar os benefícios do novo voo direto operado pela Gol Linhas Aéreas, que liga Brasília a Bogotá, lançado em fevereiro deste ano.
De acordo com Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, as ações visam aumentar o número de voos diretos para a capital goiana a fim de atrair turistas internacionais. “Estamos mostrando as oportunidades que Goiás oferece, especialmente na Chapada dos Veadeiros, que está a pouco mais de 200 km de Brasília”, afirmou.
Durante os dois primeiros dias do famtour, os operadores conhecerão os principais pontos turísticos de Brasília, incluindo a Arena Mané Garrincha e o Parque Nacional da Água Mineral. Posteriormente, os turistas se deslocarão para Alto Paraíso, onde terão uma experiência imersiva na cultura local, incluindo tratamentos holísticos e uma visita ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
Fernando Magalhães, gerente de Estudos da Goiás Turismo, ressaltou a importância de posicionar Goiás entre os operadores internacionais, que frequentemente conhecem apenas os destinos de sol e praia no Brasil. Em 2022, a Goiás Turismo já havia conduzido 30 operadores internacionais em roteiros pela Chapada dos Veadeiros e outras regiões. Em outubro, a agência será anfitriã de um evento que trará mais operadores internacionais para explorar as experiências oferecidas na Chapada.