A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) anunciou uma redução de R$ 6.685.819,74 na folha salarial do primeiro mês de gestão, em 2025. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (6/2), refletem a política de economicidade e readequação da empresa, implementada pelo prefeito Sandro Mabel e pelo presidente da Companhia, coronel Cleber Aparecido Santos.
A redução ocorreu a partir de medidas adotadas pela atual gestão, como as 412 demissões de cargos comissionados, que gerou economia de R$ 3.060.772,69. Além disso, a Comurg implementou a supressão de cargos de chefia e extinção de gratificações, que geraram menos R$ 115.163,28 e R$ 1.408.654,30, respectivamente, na folha salarial. A extinção de comissões remuneradas também contribuiu para a redução em R$ 248.586,88. Ao todo, a folha de pagamento de janeiro deste ano custou R$ 30.219.708,51, chegando a uma redução de 29,5% comparada a janeiro de 2024, em que a folha custou R$ 42.879.200,94.
Uma das mudanças mais significativas foi o recálculo dos quinquênios concedidos, um atendimento à determinação por decisão em caráter liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que passou a considerar apenas a base salarial. Em janeiro de 2025, foram concedidos R$ 2.586.241,64 em quinquênios, uma redução de 41,7% em relação ao valor de R$ 4.438.884,23 que seria desembolsado caso não fosse feito o recálculo. Para se ter noção, de forma comparativa, no mês de novembro de 2024, a companhia pagou R$ 4.856.415,77 em adicionais por tempo de serviço.
Os resultados financeiros da nova gestão também indicam a redução em comparação aos últimos meses de 2024. Foram pagos R$ 38.939.007,19 em outubro (-22,3%), R$ 43.244.966,98 em novembro (-30,1%) e R$ 50.430.184,15 em dezembro (-40%), O último mês do ano não foi pago pela gestão anterior, sendo quitado no dia 8 de janeiro, já pela administração atual.
Com essas medidas, a Comurg demonstra um compromisso com a readequação financeira e a melhoria da eficiência dos recursos públicos, o que sinaliza um novo rumo para a gestão da companhia. “Nosso objetivo é garantir que a Comurg cumpra plenamente sua missão institucional, com boas práticas de gestão e a garantia da fiscalização dos recursos e do patrimônio público”, pontua Cleber Aparecido Santos.
Nova diretoria
Desde que assumiu a gestão municipal, o prefeito Sandro Mabel determinou uma série de ações para a redução dos supersalários na Companhia. Dentre as iniciativas de austeridade, a alta gestão da Comurg passou a ser composta por cinco militares da reserva, que foram orientados por Mabel a reorganizar a empresa, tornando-a eficiente e economicamente viável. Integram a equipe o Coronel Cleber Aparecido Santos (presidente); Coronel André Henrique Avelar (diretor administrativo e financeiro); Coronel Milson José Campos (chefe de gabinete da presidência); Coronel Cleomar de Carvalho Santana (chefe de controle interno); e o coronel Giuliano de Eustáquio Borges (corregedor).
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia
Fonte: Prefeitura de Goiânia