A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) finalizou, nesta semana, um extenso trabalho de manutenção nos cemitérios da cidade, incluindo Santana, Parque, Vale da Paz e Jardim da Saudade. Durante os serviços, foram removidas cerca de 190 toneladas de resíduos de vegetação, além de realizada a pintura dos meios-fios nas áreas internas dessas unidades.
Com mais de 40 colaboradores envolvidos, as ações de limpeza visam melhorar a acessibilidade nas áreas de visitação. O trabalho incluiu não apenas a roçagem do mato alto, mas também a limpeza e varrição em ambos os ambientes, interno e externo, dos cemitérios.
O desempenho na remoção de vegetação variou entre as diferentes unidades. O Cemitério Vale da Paz foi o destaque, retirando 96 toneladas de resíduos vegetais, seguido pelo Cemitério Parque, que somou 80 toneladas. O Jardim da Saudade contabilizou 15 toneladas e, por último, o Cemitério Santana, o mais antigo da cidade, contabilizou 6 toneladas de resíduos.
Essas atividades integram o cronograma regular da Comurg, que se dedica à manutenção e cuidado desses locais. A parceria entre a Companhia e a Secretaria de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp) é fundamental para garantir que as intervenções ocorram de forma organizada. Contudo, a gestão ressalta que a conservação dos jazigos é uma responsabilidade dos familiares.
Foto: Aline Cristine