Na terça-feira, 10 de dezembro, foi anunciado que projetos relacionados ao patrulhamento em áreas rurais, gestão penitenciária e atendimento a mulheres vítimas de violência serão premiados na terceira edição do Prêmio Boas Práticas do Brasil Central – Segurança Pública, promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC). O destaque foi para o projeto goiano “Patrulha Rural Georreferenciada”, criado pela Polícia Militar, que combina tecnologia e policiamento comunitário nas zonas rurais.
O concurso recebeu 174 inscrições de servidores dos estados integrantes do BrC, que inclui Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal. Os projetos foram avaliados inicialmente em nível estadual e, após seleção, os vencedores concorreram ao prêmio geral, com avaliações realizadas por especialistas do Centro de Liderança Pública (CLP).
No estado de Goiás, os projetos premiados foram: em primeiro lugar, a “Patrulha Rural Georreferenciada”; em segundo, “Ordem, Disciplina e Respeito”, da Polícia Penal; e em terceiro, “Implementação da Sala Lilás” para atendimento a mulheres vítimas de violência, das polícias Civil e Científica. O vencedor geral do Prêmio foi o projeto “Plataforma de Predição de Incêndios Florestais”, do Mato Grosso.
O governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância do prêmio para divulgar boas práticas em segurança pública e incentivar o intercâmbio de experiências. O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos, destacou o compromisso das forças de segurança com a inovação e eficiência no combate ao crime.
A cerimônia de premiação ocorrerá no primeiro trimestre de 2025, onde os vencedores receberão prêmios em dinheiro e certificados. Os primeiros lugares em cada estado ganharão, além de R$ 20 mil, um pacote de viagem para qualquer lugar do Brasil. Durante o evento, também será lançada uma coletânea com as iniciativas premiadas.