O Corpo Cênico da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França marcará presença no Festival Latino de Artes Cênicas, que acontecerá na Flórida, Estados Unidos, no dia 24 de setembro de 2025. A companhia, integrante do Núcleo de Altas Habilidades do governo goiano, apresentará a peça “O Testamento de Afonso Quirino” durante este evento que, na sua quinta edição, reunirá diversas manifestações artísticas de países da América Latina.
“Esforços têm sido feitos para que nossos alunos façam brilhar o nome de Goiás em palcos nacionais e internacionais, uma experiência que é fundamental para a formação de nossos talentos”, afirma o secretário de Ciencia, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
A apresentação do grupo goiano será transmitida ao vivo pelo site www.openscene.org, com início às 21h no dia da performance.
Basileu França em Destaque
Outros grupos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França têm conquistado reconhecimento internacional. A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás realizou uma turnê pela Europa em 2024, enquanto o Grupo Dança de Rua Basileu França representou o Brasil no Mundial de Hip Hop no mesmo ano. Já a Cia de Dança Basileu França brilha em competições de balé ao redor do mundo desde 2023.
Apresentações em Goiás
A peça “O Testamento de Afonso Quirino” também será apresentada em diversas cidades goianas e em outros estados brasileiros. O primeiro espetáculo ocorrerá no Festival Hidroencena, em Hidrolândia, nesta sexta-feira, 29 de agosto, às 20h, no Espaço da Associação Maçônica Hidrolandense de Apoio ao Esporte. Outra apresentação está agendada para o dia 8 de setembro na abertura do Choque Cênico, evento que celebra os quinze anos do Núcleo de Altas Habilidades Corpo Cênico Basileu França.
Adicionalmente, a peça será exibida durante a 19ª edição do Festival Internacional de Teatro da Amazônia (FTA), que ocorrerá em Manaus entre 28 de setembro e 12 de outubro.
Luciano Luc, coordenador da área de Teatro do Basileu França, destaca a importância das apresentações públicas para a formação de novos atores. “Interagir com o público aprimora a autoconfiança e a expressividade, além de fortalecer vínculos com o mercado de trabalho”, afirma.
A Peça
Este representa o segundo ano em que o Corpo Cênico encena “O Testamento de Afonso Quirino”. Com dramaturgia de Hélio Fróes, a obra narra as aventuras de uma trupe mambembe que percorre as estradas do Centro-Oeste goiano em busca de cumprirem a promessa do pai falecido. Os irmãos Candinha e Marlon, acompanhados da cadela Coalhada, embarcam em uma jornada emocionante até a cidade de Trindade.