Mais de 150 artistas se reúnem em Montrouge, cidade situada a apenas 6 km de Paris, para celebrar o Ano do Brasil na França. Essa festividade, que começou em maio, foi criada para comemorar os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. O evento, intitulado Odoyá France, ocorre neste sábado e domingo e promete ser uma rica imersão na cultura brasileira com diversas atividades gratuitas.
A programação inclui uma variedade de manifestações culturais e cortejos, conforme conta Tom da Bahia, cantor e um dos organizadores do evento. “Vamos fazer uma caminhada de 300 metros, cheia de alegria, até o Parque Jean Loup Metton“, explica. “Haverá uma praia artificial de 5.000 metros quadrados, totalmente dedicada ao Brasil, com música ao vivo, capoeira, batucada e DJ”, complementa.
As festividades estarão em andamento até as 23h de sábado e até as 19h de domingo, horário local. A organização, sob a responsabilidade da Associação Cultural Brasileira Odoyá France, espera atrair cerca de 30 mil visitantes, que incluem brasileiros, franceses e turistas interessados na cultura latino-americana. O cantor Del Feliz dará destaque ao forró em sua apresentação no domingo, chamando a comunidade brasileira a celebrar juntos. “É um dia simbólico para nós celebrarmos o Brasil”, diz.
Este Ano do Brasil-França e França-Brasil é a terceira edição de uma série de intercâmbios culturais. As edições anteriores ocorreram em 2005, em que artistas brasileiros se apresentaram na França, e em 2009, quando a diversidade cultural francesa foi trazida ao Brasil. Neste ano, a programação contempla cerca de 50 cidades francesas e abrange música, artes visuais, cinema e gastronomia de maio a dezembro.